terça-feira, 7 de setembro de 2010

- A carne se faz verbo.

A segunda vertente das teorias psicogenéticas é a Sócio-construtivista, de Vygotsky. Vygotsky vem criticar o conceito de homem utilizado pela psicologia, influenciado por Karl Marx e Friedrich Engels. A teoria sócio-construtivista diverge, em especial, de duas outras teorias: O construtivismo, de Piaget e o Behaviorismo, de John Watson.

A teoria Construtivista defende que o homem nasce com estruturas cognitivas inatas e que estas se maturam ao logo do crescimento da criança de acordo com a interação do sujeito com o meio. Vygotsky não acredita que o ser humano nasça com estruturas mentais inatas, pois o homem não é biologicamente programado, como os animais.

A teoria Behaviorista defende que o homem é moldado pelo meio em que vivo, ou seja, que o homem é um ser passivo. Vygotsky acredita, assim como Piaget, que o homem é um ser ativo.


Como ocorre o desenvolvimento humano para Vygotsky então??

Para Vygotsky, o homem quando nasce é apenas um animal como outro qualquer. O que o diferencia dos animais irracionais é que o homem tem o potencial para virar humano, pois o homem possui um “algo a mais”: os processos biológicos superiores. Estes processos superiores são a vontade, o pensamento e a linguagem. Vygotsky acredita ainda que esses processos são adquiridos, internalizados por nós, ou seja, vem de fora para dentro. Esse processo de internalização ocorre a partir de nossas relações com o mundo. Então, a mente humana é socialmente construída. Tudo o que nós internalizamos, Vygotsky chama de cultura. Essa cultura é, então, responsável por fazer o animal virar homem ou a carne virar verbo.

Um comentário:

  1. Nossa, muito interessante os assuntos abordados neste blog.
    Esse grupo está de parabéns, assim como o professor que teve essa idéia e iniciativa fantástica.
    Muito bom mesmo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir